Login Rádio Educadora

Você só precisa fazer login para continuar

DJ Luidy

Interagir com o chat
Recados do programa: Ferro Velho

Boa tarde tali td bem gatona manda um oi pra nós aqui do Pv lucineia vieira na esculta

Por Lú Vieira em 03/02/2021 às 15:27h
Programa A Tarde é Show

Boa tarde, bom trabalho,Candói dele chuva kkkk.

Por Jorge Lopes em 28/01/2021 às 11:57h

Boa Tarde, uma ótima sexta feira

Por Jorge Lopes em 22/01/2021 às 12:19h
Programa Jornal Educadora

Manda alô aqui, minha querida, Edson Dolinski, Mamborê/PR, na Advocacia Dolinski, te ouvindo. Bjo!

Por Edson Dolinski em 22/01/2021 às 11:17h
Programa Super Manhã

Toca Anunciação- Alceu Valensa

Por Val Machado em 22/01/2021 às 09:00h
Programa Manhã 103

Bom dia. Estamos trabalhando na loja e ouvindo a 103 junto com minha bebê de 3anos, manda beijos a ela que fez aniversário dia 11/01, Barbara. Mamãe Valdirene Machado.

Por Val Machado em 18/01/2021 às 09:56h
Programa Manhã 103

Boa tarde. assistimos todos os dias: Jorge de Candói

Por Jorge Lopes em 14/01/2021 às 12:10h
Programa Jornal Educadora

SOU A ZERLI DE CASCAVEL GOSTARIA DE PEDIR UMA MUSICA MEU VELHO PAI OFEREÇO AO MEU PAISEU DAURI DO RIO BANANA QUE TA DE ANIVERSARIO HOJE

Por Zerli Quadros em 08/01/2021 às 14:11h
Programa A Tarde é Show

Bom dia para Roncador - Paraná e ao grande amigo celso jr um abraco do Eluir Ribeiro.

Por Eluir Jr. em 07/01/2021 às 09:49h
Programa Manhã 103

Bom dia! Aqui é o Guido Favero de Chopinzinho estamos ligado no bolicho Assando uma ponta de peito caprichada Toca pra nós o milagre do ladrao zilo e zalo

Por Willian Zuconelli Favero em 13/12/2020 às 12:01h
Programa Prosa e Gaitaço

Oi tio!!! É o Henry daqui do MT!!! Abraço pra vcs!!! Manda ou abraço para o povo la da casa!!! Fique com Deus!!!

Por Mara Souza em 03/12/2020 às 20:38h
Programa Ferro Velho

Super Manhã no ar

Por Luiz Lima em 01/12/2020 às 10:04h
Programa Super Manhã

bom dia toca agrofara

Por Daniel Tartari Santos em 23/11/2020 às 08:42h
Programa Manhã 103

Bom dia aqui e o Lucas Alves Quero mandar um abraço para minha família to acompanhando a radio por internet aqui de lages Santa Catarina

Por Lucas Alves em 22/11/2020 às 10:31h
Programa Bolicho do Galizé

Como está Guarapuava? Por favor

Por Cristiane Belloni em 15/11/2020 às 18:46h
Programa Laço do Peão

Está tocando agora Ferro Velho

Com DJ Luidy até às 20:59h

Menu

Anvisa autoriza uso do estoque de paraquate na safra 2020/21

Agronegócio

Em 08/10/2020 às 08:24 hrs

243 visualizações

Aplicação do defensivo estava proibida desde 22 de setembro. Confira o calendário

Anvisa autoriza uso do estoque de paraquate na safra 2020/21Anvisa autoriza uso do estoque de paraquate na safra 2020/21

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, no dia 7 de outubro, que produtores rurais que mantêm estoque do herbicida paraquate possam usar o produto ao longo da safra 2020/21. O agroquímico havia sido banido em 22 de setembro, por determinação da própria Anvisa. Por unanimidade, a nova decisão foi definida durante reunião da diretoria colegiada, em Brasília.

Com o novo entendimento da Anvisa, os produtores de soja da região Sul poderão usar o paraquate até 31 de maio de 2021. Quem cultiva algodão, pode aplicar o produto até 28 de fevereiro. No caso da batata, citrus, feijão e milho, a liberação vai até 31 de março. Na cana-de-açúcar, o prazo vence em 30 de abril. Os cafeicultores podem usar o paraquate até 31 de julho e os triticultores, até 31 de agosto. Para os produtores de maçã, o prazo é mais curto: vence em 30 de outubro deste ano.

Agora, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Anvisa vão elaborar uma normativa conjunta para definir a distribuição do produto já comprado, fiscalização e uso do paraquate. A autorização da agência vale exclusivamente para o produto que já foi adquirido pelos produtores rurais. Conforme a resolução do órgão, a fabricação, importação e comercialização de produtos formulados à base do princípio ativo do paraquate continuam proibidas.

O Mapa deve anular, em 2021, os registros de todos os produtos fabricados a partir do paraquate – o que ainda não foi feito – e fiscalizar se as indústrias estão seguindo a decisão da Anvisa. A fiscalização da utilização do defensivo é de responsabilidade dos Estados – no caso do Paraná, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

Calendário de autorização apresentado na reunião da Anvisa:

Soja – Regiões Centro-Oeste Sul e Sudeste – até 31 de maio de 2021

Soja – Regiões Norte e Nordeste – até 31 de julho de 2021

Algodão – Todas as regiões – até 28 de fevereiro de 2021

Feijão – Todas as regiões – até 31 de março de 2021

Milho – Todas as regiões – até 31 de março de 2021

Cana-de-açúcar – Todas as regiões – até 30 de abril de 2021

Café – Todas as regiões – até 31 de julho de 2021

Trigo – Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste – até 31 de agosto de 2021

Batata – Todas as regiões – até 31 de março de 2021

Maçã – Regiões Sul e Sudeste – até 31 de outubro de 2020